Apresentamos a Lógica de Ramificação de Perguntas

Timeline

A Lógica de Ramificação é um recurso que estava fazendo muita falta e achamos que ele aumentará a flexibilidade das suas enquetes. Mas primeiro, o que é Lógica de Ramificação? Como o nome sugere, isso permite que você defina condições em que uma ou mais perguntas em sua enquete possam ser puladas, dependendo da resposta do participante.

Veja um exemplo. Você quer pesquisar os efeitos da adição em videogames entre adolescentes. Sua primeira pergunta pode pedir a idade dos participantes e, se eles não fizerem parte da faixa etária alvo, será possível enviá-los direto para o final da enquete.

Outro exemplo é uma pesquisa de satisfação em que você pergunta aos clientes se eles estão satisfeitos com seus serviços. Se a resposta for negativa, você pode continuar com uma pergunta sobre como seus serviços poderiam ser melhorados. Se forem clientes satisfeitos, você pode pular essa pergunta.

Agora que você sabe o que é a Lógica de Ramificação e quando usá-la, vamos ver como ela pode ser configurada no aplicativo de enquetes. Comece criando uma nova enquete e acesse a guia Opções Avançadas na página Configuração. Marque a Opção “Habilitar Lógica de Ramificação de Perguntas”.

Continue na próxima seção, em que é possível adicionar perguntas. No formulário de criação de perguntas, você verá um novo menu suspenso em cada opção, que permite selecionar para onde o usuário deverá ir em seguida. Por padrão, a enquete continuará na próxima pergunta, mas você pode pular para uma pergunta seguinte ou enviar o usuário diretamente para o final da enquete.

Question form
Formulário de Criação de Pergunta com Lógica de Ramificação (destacado em amarelo)

Veja algumas coisas a serem consideradas antes de usar a Lógica de Ramificação:

  • Quando você habilita a Lógica de Ramificação, não pode mais escolher exibir todas as perguntas na mesma página. Será exibida uma pergunta por página.
  • Apenas perguntas de "Múltipla escolha" e "Lista suspensa" podem ser usadas para definir as condições da Lógica de Ramificação.
  • Se mover ou excluir uma pergunta, verifique em seguida as condições da sua Lógica de Ramificação. Algumas condições podem ser removidas para evitar conflito entre ramificações.
  • Não é possível pular para uma pergunta anterior. Apenas pular para uma próxima pergunta é permitido.

Encorajamos você a experimentar a Lógica de Ramificação para sua próxima enquete e entrar em contato conosco se tiver alguma dúvida ou sugestão com relação a esse novo recurso.